Equipe

É jornalista, mestra em Comunicação (2011-2013), com especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos (2009) e graduação em Comunicação pela UFC (1999). Compõe o grupo de pesquisa LEEA/UFC e integrou a organização das duas edições anteriores do EIIC. Dividiu com Beatriz Furtado a curadoria de duas exposições em 2017: "O fazer cinema das artes visuais: performances fílmicas", no CCBN e "Embaralhando os planos: o cinema de Mouramateus", na Sem Título Arte. Foi repórter do caderno Vida & Arte (O POVO) e fez parte da equipe de professores do Alpendre. Coordenou a produção do Programa de TV da UFC e teve diversas atuações em comunicação para defesa de direitos (assessorias parlamentares, MP, Ongs). Coordenou as publicações da então FUNCET nos anos de 2005 e 2006. Atualmente é assessora de comunicação do Colégio Santa Cecília e presta assessoria para a Sem Título Arte.

Philippe Dubois (1952) é professor do Departamento de Cinema e Audiovisual da Sorbonne Nouvelle (Paris 3) e membro sênior do Institut Universitaire de France (IUF), onde realiza um projeto de pesquisa sobre "Post-cinema" . Atualmente (2018) é professor visitante na Universidade Federal de Céara (Fortaleza). Ele publicou cerca de quinze livros e mais de uma centena de artigos sobre fotografia, cinema e video, incluindo O Ato Pós-Fotográfico, seu primeiro trabalho em 1983 (traduzido para muitas línguas) e seu livro de síntese La Question vidéo. Entre cinéma et art contemporain (éd. Yellow Now, 2012). Foi crítico (foto, filme e video), editor da Belgian Review of Cinema. Colaborou com a Royal Cinematheque da Bélgica e criou com ela o programa europeu Archimedia. Também é co-líder editorial de várias coleções e revistas. Além da fotografia e do vídeo, suas áreas de especialização são a teoria das formas visuais, a estética da imagem, a arte contemporânea, a metodologia e a análise do filme. Seus interesses incluem Godard, Marker, Fritz Lang, Albert Lewin, Cinema silencioso, Experimental. E, claro, todas as relações entre cinema e arte contemporânea.

Historiador, redator e roteirista. Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e estágio de pós-doutorado no Birkbeck College, da Universidade de Londres (2007). Desenvolve pesquisas no campo dos estudos visuais, com ênfase em fotografia, cinema, memória e política. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do CNPq (nível 2) e coordenador da área de Ciências Sociais Aplicadas I junto à CAPES. Membro do conselho consultivo do Centre for Iberian and Latin American Visual Studies, da Universidade de Londres, e do comitê coordenador do projeto cooperativo internacional Modernity and the Landscape in Latin America, da Universidade de Zurich.

Graduado em Língua Portuguesa pela UFMG (1988), doutorado em Estudos Literários (Literatura Comparada) pela UFMG (1995) e pós-doutorado pela Universidade Paris 8 (2002). É Professor Titular da UFMG, integrante do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAFICH-UFMG, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e colaborador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema moderno (ficção e documentário) e experiência estética. Editor da revista Devires: Cinema e Humanidades. Coordenador do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência;. Foi coordenador-geral do Festival de Inverno da UFMG de 2012 a 2014, com o Projeto de Extensão O Bem Comum.

Professor do Departamento de Cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual na UFF. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Doutor pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela University of Roehampton, na Inglaterra. Foi professor visitante na Universidade de Salzburg na Áustria e na Universidade Louis Loumière - Lyon II, na França. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Organizador do livro Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje (2010), autor do livro A menina (2014) e Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá (2015), todos editados pela Ed. Azougue - e do livro Cartas sem resposta (2015), pela Ed. Autêntica.

Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará ( UFC), atua como produtora , assistente de direção e realizadora de cinema desde 2013. Organizou e produziu a Mostra PERCURSOS de 2015 a 2017. Participou da organização do Colóquio Pós-Cinema , Pós- Fotografia : O devir das Imagens Contemporâneas (2014) uma realização da Universidade Federal do Ceará ( UFC) em parceria com a Universidade Sorbonne Paris III. Integrou a equipe de produção de diversas obras audiovisuais como a Instalação “Trabalho N.1”(2017), de Beatriz Furtado, o curta- metragem “Aquele Céu de Azul Petróleo”(2016), de Fernanda Brasileiro e o longa metragem “O Clube dos Canibais”, de Guto Parente (2018).

Luly Pinheiro ingressou no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2012 e desde então tem assumido algumas funções em produções cinematográficas e desenvolvido pesquisas em torno do cinema contemporâneo. Realizou coletivamente o filme “Todas as vezes que te vi” (2015) e a vídeo-dança “Na sua ausência” (2012). Como assistente de direção, trabalhou nos filmes “Mais uma história de amor sem título” (2014) de Grenda Costa, “Quebra-mar” (2014) de Pedro Palácio, “Rota Borboleta” (2017) de Ana Paula Vieira e “Sete cigarros no bolso” (2017) de Yuri Peixoto. Também trabalhou na fotografia dos filmes "Como o vento" (2013), de Fernanda Brasileiro, "Shogun 414" (2016) e "A guardiã de Nagoya (2016) de Rafael de Jesus. Tem desenvolvido também trabalhos de curadoria, como a exposição “Jonas Mekas: o cinema está entre os fotogramas" em 2015, da Mostra Percursos e do Festival NOIA em 2017.

Possui Graduação (1997) em Informática pela Universidade de Fortaleza, Mestrado (2001) e Doutorado (2007) em Multimeios / Área Cinema pela Universidade Estadual de Campinas, onde pesquisou O Cangaço no Cinema Brasileiro, livro de sua autoria que foi publicado em 2010. Entre 2013 e 2014, realizou Estágio Pós-Doutoral na Columbia University, New York, onde pesquisou as influências e aproximações entre o Western e o Cangaço. Atualmente é Professor Adjunto IV do Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, cinema brasileiro, análise cinematográfica, direção e roteiro.

É graduanda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Produziu e organizou a Mostra PERCURSOS em 2016 e 2017. Atuou como assistente de produção na vídeo- instalação Trabalho N.1, dirigida por Beatriz Furtado, em 2017. Produção, Roteiro e Direção de Arte para cinema são suas principais áreas de atuação.

Atua como produtor cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA-UFC), é artista visual e pesquisador do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA-UFC). Tem graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFC e é mestre pela mesma instituição na linha de Fotografia e Audiovisual. Já apresentou trabalhos artísticos e acadêmicos em eventos como Actamedia - Colloque Multidisciplinare de Processus Écriturales (França), Besides the Screen (Inglaterra), EmMeio#7.0 (Portugal), Incubarte - Asociación Cultural Pluton.cc (Espanha), Under the Subway - The ANNEX Art Social Space (Estados Unidos), Project Space Kleiner Salon (Alemanha), Performa 09 e 11 (Portugal), Festival Palco Giratório, Bienal de Dança do Ceará, DeVerCidade, entre outros.

É cineasta, montador em audiovisual, programador e web designer. Atua em Fortaleza no desenvolvimento de sites e lojas virtuais. Fundou e coordena a Mirai Fantajii Filmes, coletivo engajado na produção de obras de ficção. Atualmente trabalha na websérie de ficção Hana no Jikan - O Tempo da Flor."

Pós-doutorado em Cinema e Arte Contemporânea, pela Universidade Paris III – Sorbonne -Nouvelle. Doutorado em Sociologia, pela UFC e em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Mestrado em Comunicação, pela Universidade Autônoma de Barcelona-UAB. Graduada em Comunicação pela UFC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFC) e da Graduação em Cinema e Audiovisual, do Instituto de Cultura e Arte (UFC). Ffundadora da Escola Pública do Audiovisual, da Prefeitura de Fortaleza e Coordenadora do LEEA - Laboratório de Estudos e Experimentação em Artes e Audiovisual. É autora de vários livros como Imagens Eletrônicas e Paisagem Urbana, Cidade Anônima e Imagens que Resistem. Organizou os dois volumes do livro Imagem Contemporânea. Dirigiu alguns vídeos, fez várias curadorias e foi júri em mostras como Tiradentes e Festival do Cinema Brasileiro de Brasília.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Professora na graduação e no mestrado em Comunicação do ICA-UFC e coordenadora do Imago - laboratório de estudos de estética e imagem. Realizou doutorado sanduíche na Université Paris X (1998) e estágio posdoutoral no Departamento de História da Arte da Universidade de Cambridge - UK, onde investigou as representações do Brasil feitas pelos artistas cientistas do século XIX. Estágio Sênior no exterior, Bolsa Capes (agosto de 2013 a agosto de 2014). Neste período, também pesquisou e participou de eventos no The Warburg Institute, ligado à Universidade de Londres. Tem experiência na área de Semiótica, com ênfase em Comunicação Social e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica peirceana, Semiótica da Cultura, Mito, Tradução Intersemiótica e entre culturas, Literatura, Vilém Flusser e João Guimarães Rosa.

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2001); mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB, 2004), e em Literatura Comparada pela Universidade de Genebra (Unige - Suíça, 2007); doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da fragmentação da narrativa no cinema contemporâneo. Tem como principais áreas de interesse a Comunicação e as Artes, com ênfase em Estudos de Cinema/Filme, Semiótica, Psicanálise e Estética da Comunicação.

Osmar Gonçalves é pós-doutor em Cinema e Arte Contemporânea pela Universidade Sorbonne-Nouvelle (Paris 3). Doutor em Comunicação pela UFMG (2010), com bolsa-sanduíche na Bauhaus-Universität (Weimar). Pesquisador e fotógrafo, é mestre pela UFMG. Vice-coordenador do PPG em Comunicação da UFC e professor Adjunto III do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem e estética do audiovisual. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Vilém Flusser, do Seminário Temático Interseções Cinema e Arte, da SOCINE, e membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares da Imagem (CNPQ). Organizou os livros Narrativas Sensoriais: ensaios sobre cinema e arte contemporânea (Circuito, 2014) e, junto com Susana Dobal, Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões (Casa das Musas, 2013).