GTs

  • Fotografia Contemporânea (Coordenador: Silas de Paula)

Ementa: a contemporaneidade derrubou todas as certezas do pensamento moderno sobre a fotografia. O objetivo aqui é aprofundar a reflexão sobre a essencialidade da fotografia para pensá-la no contemporâneo. Isto é, um retorno à “imagem como imagem” tendo em mente que buscar a essencialidade da fotografia não significa regredir a um estado primordial, mas concentrar-se na própria imagem.

Quarta-feira, 19.10.2011 – 8h às 12h
Sala de Audiovisual A do Curso de Comunicação Social da UFC 

A FOTOGRAFIA EXPANDIDA EM TEMPOS ALTERMODERNOS
Evelyse Lins Horn

Imagens contemporâneas e outros sentidos: novos horizontes de interação com a imagem digital
Joana Francisca Pires

Renascimento do ensaio fotográfico no jornalismo ‘on line’
Marcelo Barbalho

Visibilidade do invisível: o elogio da representação e o problema da imagem contemporânea
Francisca Alana Linhares Ferreira de Araujo

Flickr e a visualização do eu
Camila Leite Araujo, Larissa Souza Vasconcelos, Osmar Gonçalves Reis

Quinta-feira, 20.10.2011 – 8h às 12h
Sala de Audiovisual A do Curso de Comunicação Social da UFC  

Corpo, beleza e subversão: a visão do fotógrafo Joel-Peter Witkin sobre a arte clássica
Pedro Henrique Cândido, Gabriela Frota Reinaldo

Zeitgenössische Stillleben: Meditações sobre a morte na fotografia de Joel-Peter Witkin
Israel Campos

Auto-retrato e Identidades flutuantes. Uma análise de Untitled Film Still de Cindy Sherman e Born Nowhere de Lais Pontes
Leila Maria Lopes Terceiro, Tobias Sandino Geade, Clicia Marques

As imagens de Rosângelo Rennó e os estudos visuais
Igor Câmara

Do moderno ao contemporâneo – limites e transgressões na Fotografia Brasileira
Patricia Raquel Machado Veloso

  • Imagem e Corpo (Coordenador: Wellington Júnior)

Ementa: averigua, a partir duma perspectiva transdisciplinar, as transformações e permanências que, devido à ubiquidade das imagens no mundo contemporâneo, especialmente as de natureza técnica, sofreram os modos de apresentação e representação do fenômeno corpo.

Quarta-feira, 19.10.2011 – 8h às 12h
Sala de Audiovisual C do Curso de Comunicação Social da UFC  

O vazio sabotado: a ‘visita à fábrica’ e a revitalização da imagem em No Reservation
Marcelo Carvalho da Silva

John Lennon da Silva é imagem é corpo é dança é performativo é contemporâneo, é?
Joubert de Albuquerque Arrais

Sombra projetada
Edmilson Forte Miranda Jr

O toque de Midas: transformações instantâneas do corpo na contemporaneidade
Lucas Benedecti

Quinta-feira, 20.10.2011 – 8h às 12h
Sala 6 do Curso de Arquitetura da UFC 

As múltiplas facetas da mulher: O habitus representado pelos corpos femininos nas fotografias publicitárias da marca Dolce & Gabbana na década de 1990
Paula Roberta Fernandes Memória, Silas José de Paula

Gesto que resiste, gesto que constrói
Milena de Lima Travassos

Entre o visível e o invisível: a imagem fantasmática no cinema contemporâneo
Diego Hoefel

Quando um passo de meu caminho encontra o teu caminho
Artur Dória, Gabriela Reinaldo

Sexta-feira, 21.10.2011 – 8h às 12h
Sala 6 do Curso de Arquitetura da UFC

O que media o corpo que dança: Tensões entre local e global nos videodanças produzidos na cidade de Fortaleza (Ce)
Liliane Luz Alves

Caminhos que levam ao corpo: um estudo interdisciplinar e fenomenológico sobre o Grupo Corpo
Darwin Marinho, Anna Cavalcanti

“Meninos não choram mas ficam passados!”: discursos sobre corpo e subjetividade nas imagens das tirinhas de Anderson Lauro
Denise Barbosa

O corpo qualquer (?): a produção de sentidos no corpo de jovens michês em Fortaleza
Rubéns Lopes

QUASE BONECAS? – Uma análise crítica dos discursos produzidos pelas representações dos corpos femininos na mídia contemporânea
Edilson Brasil de Souza Júnior

  • Processo de Criação e Metodologias do Visual (Coordenadora: Deisimer Gorczevski)

Ementa: como a pesquisa visual pode contribuir na invenção e expressão de um pensamento ético-estético da imagem contemporânea? Um convite à conversa é o objetivo do GT que enfatizará questões teórico-metodológicas voltadas para o estudo e a experimentação de métodos de análise da imagem, dos processos de criação e produção, estudos de recepção e consumo e os modos de circulação, na atualidade.

Quarta-feira, 19.10.2011 – 8h às 12h
Sala 3 do Curso de Arquitetura da UFC  

Notas sobre as potências estético-políticas de um pensamento com imagens: ensaios teórico-metodológicos com Câncer, de Glauber Rocha
Érico Oliveira de Araújo Lima, Sylvia Beatriz Bezerra Furtado

A [LOUCO]MOTIVA VIRTUAL DA EDUCOMUNICAÇÃO NO VIDEOGRAFISMO: uma experiência de mediação entre tecnologia e arte com os jovens no CAPSI de Mossoró-RN
Kildare de Medeiros Gomes Holanda, Karla Rosane do Amaral Demoly

Arte de rua como comunicação gráfica urbana: imagem em ação
Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva

O processo de criação do podcast: Uma construção audiovisual compartilhada
Paula Marques Carvalho

Quinta-feira, 20.10.2011 – 8h às 12h
Sala 3 do Curso de Arquitetura da UFC  

Linguagem digital: Os idosos e Processos de Acolhimento na Cultura
Valdemar Siqueira Filho

De Praça das Verduras a Chá-Chá-Chá: imagens de um espaço público em contínua degradação
Elis Araújo Miranda, Leonardo Silva Vasconcelos

A FORMAÇÃO PARTICIPATIVA E OS DESAFIOS DO FAZER FOTOGRÁFICO COM PINHOLE, NO GRUPO VISTA BOA EM BOA VISTA, FORTALEZA, CE
Marcelo Henrique de Andrade Costa, Monique Linhares Gomes

O processo de criação em Filmefobia
Georgia da Cruz Pereira

  • Narrativas Audiovisuais (Coordenador: Marcelo Dídimo)

Ementa: nos últimos anos, com o desenvolvimento de novos formatos e a exploração de múltiplas plataformas, o estudo das narrativas audiovisuais vem ganhando atenção particular. Seja a partir da investigação das capacidades expressivas da narrativa seriada e das obras transmidiáticas, seja pelo estudo da premente tensão entre o documentário e a ficção nos mais diversos estilos, gêneros e formatos, o objetivo desse grupo de trabalho é discutir essas novas narrativas audiovisuais, investindo nas suas particularidades históricas e no seu diálogo com a tradição.

Quarta-feira, 19.10.2011 – 8h às 12h
Sala 2 do Curso de Arquitetura da UFC

ESCREVER COM A IMAGEM: O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO E ESTÉTICA EM FILMES-CARTA
Rúbia Medeiros

O CINEMA DE EXPOSIÇÃO E O RESGATE AURÁTICO
Camila Magalhães Soares de Sousa, Hercília Diniz Arcelino do Ceará, Tainara Maíra Carvalho, Osmar Gonçalves dos Reis Filho

A MÚSICA NO VÍDEO HYPNOSIS DE CAO GUIMARÃES
Marina Mapurunga

NARRATIVAS FRAGMENTADAS: LOST E A NARRATIVA TRANSMÍDIA
Márcio Moreira, João Carlos Bento, Ricardo Jorge Lucena

IMAGEM, MEMÓRIA E EXPERIÊNCIA EM VALSA COM BASHIR
Mariana Fontenele Braga

O CINEMA TRANSCRIADOR: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA EM ONDE VIVEM OS MONSTROS
João Victor Cavalcante, Gabriela Reinaldo

Quinta-feira, 20.10.2011 – 8h às 12h
Sala 2 do Curso de Arquitetura da UFC 

PARA PENSAR AS RESISTÊNCIAS NO DOCUMENTÁRIO CONTEMPORÂNEO: ‘SÁBADO À NOITE’ E OS POSSÍVEIS DE UMA CIDADE
Rodrigo Capistrano

A VIDA COMPARTILHADA EM CIDADE DESTERRO
Janaina Braga

“FAÇA VOCÊ MESMO”: AS CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA PARTICIPATIVA NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNICAÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA.
Keltriane Melo Júlio

REALIDADE E FICÇÃO EM “EXIT THROUGH THE GIFT SHOP”
Nina Galanternick

INLAND EMPIRE: A PERTURBADORA HOLLYWOOD DE DAVID LYNCH
Alan Eduardo dos Santos Góes, Gabriela Reinaldo

FICÇÃO CIENTÍFICA: ENTRE A IMAGINAÇÃO E O MÉTODO
Geórgia Cruz, Márcio Moreira

O tempo de cada apresentação nos GTs será de 20 minutos.

Uma resposta a GTs

  1. Israel disse:

    Meu trabalho n foi para o gt do Prof. Wellignton e sim para o Prof. Silas. Coloquei no cabeçalho no resumo o gt de fotografia e n sobre corpo. Queria que mudassem e me colocassem no gt do Silas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>