II EIIC é aberto com palestra do professor Ciro Marcondes Filho

Os caminhos da pesquisa em Comunicação, em seus aspectos epistemológicos e metodológicos, deram o tom da Conferência de Abertura do II Encontro Internacional de Imagem Contemporânea, nessa terça-feira (18), com o professor Ciro Marcondes Filho. O conferencista abordou caminhos para as análises das imagens na contemporaneidade, a partir de aportes que tragam um olhar propriamente comunicacional. Problematizando algumas tendências dos estudos e destacando as problemáticas que investiga em torno de uma Nova Teoria da Comunicação, o professor propôs que as imagens sejam pensadas menos pelas dimensões dos efeitos sociais ou ideológicos e mais pelos processos de acontecimento a elas associados.

Nessa linha, a questão já não seria tanto explicar as imagens, mas pensar as sensações despertadas por elas. A ênfase do professor foi colocada nos objetos da Comunicação de natureza estética, mais do que nos produtos discursivos. Ele defendeu ainda que é preciso “fugir de pesquisas que acham que vão dar respostas e chegar a verdades finais”.

Amanhã, quarta-feira (19), o II EIIC segue com mesas, conferências, apresentações de GTs, oficinas, mostras de arte e exposições. O credenciamento para o Encontro acontece na Casa Amarela Eusélio Oliveira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>