Convidados

Alexandre Barbalho

Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- 1990), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC- 1993), mestrado em Sociologia pela UFC (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2004). É professor adjunto do curso de História e do PPG em Políticas Públicas da UECE e do PPG em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação e Cultura, com ênfase em Políticas de Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, contracultura e cultura brasileira. É autor de: Relações entre Estado e cultura no Brasil (Unijuí, 1998); Cultura e imprensa alternativa (UECE, 2000); Lívio Xavier. Cultura e política (A Casa, 2003), A modernização da cultura (UFC, 2005), Textos Nômades: Política, cultura e mídia (CCBNB, 2008). É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia (Fund. Demócrito Rocha, 2008) e co-organizador de: Letras ao sol. Antologia comentada da literatura cearense (com Oswald Barroso – Fund. Demócrito Rocha, 1998), Comunicação e cultura das minorias (com Raquel Paiva – Paulus, 2005); Políticas Culturais no Brasil (com Albino Rubim – UFBA, 2007); Comunicacão para a cidadania: Questões teóricas e metodológicas (com Bruno Fuser e Denise Cogo – Intercom, 2010) e Comunicacão e cidadania: Questões contemporâneas (com Bruno Fuser e Denise Cogo – Fund. Demócrito Rocha, 2011).

André Brasil

André Brasil é Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação pela UFMG, defendeu, na ECO/UFRJ, sua tese de doutorado: “Modulação/Montagem: ensaio sobre biopolítica e experiência estética”. Atualmente, desenvolve o projeto “Formas de vida na imagem: performatividade no documentário e na mídia”, abrigado pelo Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência e financiado pelo CNPq e Fapemig.

Anita Simis

É bacharel em Ciências Sociais pela USP (1979), tem doutorado em Ciência Política também pela USP (1993) e Livre-Docência em Sociologia da Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). É Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Araraquara. Publicou diversos artigos em periódicos especializados, livros e capítulos de livros. Seu trabalho mais conhecido é o livro Estado e Cinema no Brasil, que em 2007 recebeu o Prêmio Rumos Pesquisa: Gestão Cultural oferecido pelo Itaú Cultural e está na 2a edição. Atua na área de Sociologia da Comunicação, com ênfase em Política Cultural, Política Cinematográfica, Televisão, Rádio, Produção Independente, Indústria Cultural. Atualmente é editora adjunta de Políticas Culturais em Revista (ISSN 1983-3717); Diretora Administrativa da SOCICOM (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação) e participa da Redecult e do CULT. Foi presidente da ULEPICC-Brasil (União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura) e coordenadora da revista Estudos de Sociologia.

Antonio Fatorelli

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-dourado pela Princeton University (2006). Realizou várias exposições de fotografia e de imagem digital em que predominam a dimensão experimental e conceitual. É professor Associado da ECO/UFRJ e pesquisador da imagem e das novas mídias. É pesquisador do Núcleo N-Imagem (ECO/UFRJ) e coordenador do Seminário Temático ‘Cinema como arte, e vice-versa’, da SOCINE. Publicou recentemente os livros ‘Limiares da Imagem tecnologia e estética na cultura contemporânea’, ‘Fotografia e Novas Mídias’ e ‘O que se vê, o que é visto – uma experiência transcinemas’. Os temas mais freqüentes na sua produção científica e artístico-cultural são: Imagem e cultura digital, Subjetividades contemporâneas, Tendências estéticas e conceituais no contexto das novas tecnologias, Imagem e pensamento, Cognição e Processos de temporalização da imagem. Desenvolve atualmente os projetos ‘Transcinema: fotografia e cinema nas imagens interativas’, apoiado pela FAPERJ, participa do projeto integrado ‘Cinema no campo ampliado: entre cinema e arte contemporânea’, financiado pelo CNPq, e coordena o projeto ‘Midiateca da ECO/UFRJ’, financiado pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de janeiro.

Daniel Cardoso

Professor e pesquisador do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, lotado na área Percepção e Representação. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde desenvolveu pesquisa em processos de emergência da forma na arquitetura. Seus interesses acadêmicos incluem Arquitetura e Urbanismo, Semiótica, Teoria Geral dos Sistemas, Teoria da Criação, Arte Mídia Interativa no âmbito da Arte Virtual (Genética e Imersiva).

Cecilia Almeida Salles

Tem graduação em Língua e literatura inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenadora do Centro de Estudos de Crítica Genética. É autora do livro Gesto inacabado Processo de criação artística (São Paulo, Annablume, 1998), Crítica Genética Uma (nova) introdução (São Paulo, Educ, 2000), Redes da Criação Construção da obra de arte (Valinhos, Editora Horizonte, 2006) e do CDRom Gesto Inacabado Processo de criação artística (Lei de Incentivo a Cultura do Estado de São Paulo, 2000). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, processos de criação, semiótica, crítica genética e artes.

Ciro Marcondes Filho

Ciro Marcondes Filho é propositor do Princípio da Razão Durante, a base da Nova Teoria da Comunicação, que propõe um saber específico e original para a área de Comunicação, assim como um procedimento de pesquisa próprio, o metáporo. Formado em Ciências Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutor pela Universidade Frankfurt, pós-doutor pela Universidade Grenoble (França), titular da Cátedra UNESCO de Divulgação Científica, é professor titular da ECA-USP desde 1987. Ministrou, na USP, desde 1974, Teoria da Comunicação, Teoria da Modernidade, Sociologia da Era Virtual, Teoria do Jornalismo. Na pós-graduação, proferiu mais de 30 diferentes cursos, sendo 23 deles sobre a Nova Teoria da Comunicação. Atualmente coordena o FiloCom – Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação, da ECA-USP (Projeto Temático Fapesp “O Dilema da Incomunicabilidade). De 1992 a 2000, foi coordenador do NTC Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura da USP onde editou 37 revistas, realizou 45 encontros acadêmicos, 5 congressos internacionais e publicou 5 livros. Em 2002 e em 2004, publicou, pelo FiloCom, o primeiro e o segundo volume da trilogia Nova Teoria da Comunicação. Em 2010/11 completou-se a publicação dessa obra com os 5 tomos do Volume III da Nova Teoria. O projeto atual, “O dilema da Incomunicabilidade”, consta de 6 módulos, tendo sido um já publicado e o segundo no prelo. Constituiu em 2011 a Rede de Estudos de Comunicação vinculando 15 núcleos de pesquisa de todo o país.Tem atuado como conferencista pelo país e no exterior, produziu cerca de 40 livros nas áreas de comunicação, jornalismo, política, filosofia, psicanálise (36 das quais publicadas). É coordenador do Núcleo José Reis de Divulgação Científica, da USP, foi editor de várias revistas (Comunicação e Artes, Comunicação & política, Atrator estranho), traduziu Niklas Luhmann para ao português, já formou 12 doutores e número igual de mestres. Já exerceu o jornalismo (editor do Jornal da USP), foi colaborador do jornal LEIA, e de outros jornais e revistas. Produziu na Rádio USP 57 programas da série O Teatro do Mundo – A Canção.

Deisimer Gorczevski

Deisimer Gorczevski concluiu doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado-sanduíche em Comunicação Audiovisual e Publicidade na Universitat Autònoma de Barcelona (2005 e 2006). Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professora adjunta no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de conhecimento e subjetividade, mídia e tecnologias audiovisuais, metodologia de pesquisa, pesquisa em comunicação, pesquisa-intervenção, juventude, micropolíticas e políticas públicas.

Gabriela Reinaldo

Doutora em Comunicação e Semiótica, Gabriela é professora do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde ministra disciplinas ligadas às áreas de Semiótica, Estética, Tradução entre signos e História da Arte. Atualmente, além de desenvolver projeto de pesquisa sobre relações tradutoras entre a palavra e a imagem, coordena grupo de estudos sobre o filósofo Vilém Flusser.

Gustavo Pinheiro

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na qual defendeu tese sobre as relações entre metáfora e metonímia na publicidade contemporânea. Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em
publicidade, atuando principalmente na área de criação publicitária. Experiência no ensino de disciplinas práticas/teóricas como Direção de Arte, Redação Publicitária, Comunicação Visual, Planejamento Gráfico e Criação Publicitária.

Ivani Santana

Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq. Ivani é mestre (2000) e doutora (2003) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde o inicio da década de 90, pesquisa a relação da dança com as novas tecnologias. Neste campo tem atuado intensamente, contando com expressiva produção artística e científica considerando o tempo da sua titulação no doutorado. Em 2006, pela apresentação de sua pesquisa no Monaco Dance Forum (MDF), Ivani recebeu o PRÊMIO UNESCO PARA PROMOÇÃO DAS ARTES – NOVAS TECNOLOGIAS e a RESIDÊNCIA ARTÍSTICA no renomado CENTRE CHOREGRAPHIQUE NATIONAL – PAVILLON NOIR, com direção artística do coreógrafo Angelin Preljocaj, em Aix-en-Provance, França. As criações de maior relevância em sua carreira são: Corpo Aberto (2001) resultado do mestrado e selecionado para o RUMOS Dança Itaú Cultural; Casa de Nina (2004), as danças telemáticas VERSUS (2005, entre 3 cidades brasileiras), Proyecto Paso (2006, entre 3 países), Nikonen, Paso ao Chile (2007 – entre 4 países) e (In)TOQue (2008 – entre 4 cidades brasileira), Pele (2002) criado na ResidIencia do Ateliê de Coreógrafos, “e fez o homem sua diferenca” junto ao GDC/UFBA, dentre outros. Ivani Santana tem participado dos importantes congressos e encontros de sua área de atuação como o MDF. Digital Culture, Radiator Art Media, TeDance, ISEA, Cibernetica, dentre outros. Ivani é autora dos livros: CORPO ABERTO: CUNNINGHAM, DANÇA E NOVAS TECNOLOGIAS (SP:FAPESP/EDUC, 2002) e DANÇA NA CULTURA DIGITAL (BA:FAPESB/EDUFBA,2006). Possui vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais tais como NOUVELLES DE DANSE (França) e INTERNATIONAL JOURNAL PF PERFORMANCE ARTS AND MEDIA DIGITAL (Inglaterra). Atualmente é Professora Adjunta 2 da Universidade Federal da Bahia, alocada no Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, no qual é também coordenadora da área de concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas. Ministra disciplinas na Especialização do Curso de Arte Educação da Escola de Belas Artes, assim como no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. É líder do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança desde sua abertura em 2004, no qual participam alunos de graduação e de pós. Desde sua abertura, o GP Poética desenvolveu vários projetos, muitos dos quais contemplados com bolsas e auxílios da FAPESB e do CNPq. As pesquisas estabelecem-se em duas linhas de pesquisa: DANÇA COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E 2) ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA DANÇA NA CULTURA DIGITAL. Tem experiência na área de ARTES, com ênfase em DANÇA, atuando principalmente nos seguintes temas: CORPO, TECNOLOGIA, COGNIÇÃO, DANÇA CONTEMPORÂNEA, CULTURA DIGITAL. O GP Poética fundou em 2009 o MAPA D2, Mapa e Programa de Artes em Dança Digital.

Marcel Vieira

É Professor Adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, onde trabalha com Roteiro, Narrativa e Dramaturgia. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (2005). É mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, na Universidade Federal Fluminense, com dissertação intitulada Entre mimese e diegese: a construção da cena na adaptação de Closer, sob orientação do Prof. Dr. João Luiz Vieira. É doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, na Universidade Federal Fluminense, com tese intitulada Adaptação intercultural: o caso de Shakespeare no cinema brasileiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: Adaptação Cinematográfica, Teatro Brasileiro Moderno, Cinema e Teatro, Literatura Brasileira, Cinema Brasileiro Contemporâneo. Até o primeiro semestre de 2009, foi Professor Substituto do Curso de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, em que lecionou as disciplinas de Estudos da Narrativa, Estética e Cultura, Laboratório de Cinematografia e Laboratório de Roteiro.

Marcelo Dídimo

Possui graduação em Informática pela Universidade de Fortaleza (1997), mestrado em Multimeios / Área Cinema pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Multimeios / Área Cinema pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, cinema brasileiro, análise cinematográfica, história, cangaço, direção e roteiro.

Marcelo Ikeda

Mestre pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador da Superintendência de Acompanhamento de Mercado na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) entre 2002 e 2010. Autor do livro “Cinema de Garagem”, com Dellani Lima. Crítico de cinema, com ênfase na internet, mantém o blog Cinecasulofilia. Curador da Mostra do Filme Livre. Produziu, roteirizou e dirigiu diversos curtas-metragens.

Marcos López

Maurício Lissovsky

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1981), mestrado em Comunicação (1995) e doutorado em Comunicação (2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Professor adjunto na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Roteirista de cinema e televisão, desenvolve pesquisas nas áreas de fotografia, cinema, memória, e mídia e política.

Osmar Gonçalves

Osmar Gonçalves é doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com bolsa-sanduíche na Bauhaus Universität-Weimar (Alemanha), financiada pelo DAAD/CAPES. Pesquisador e fotógrafo, possui graduação (2001) e mestrado (2003) pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, concentrado principalmente nas áreas de fotografia, teoria da imagem, semiótica e estética do audiovisual.

Patrícia Moran

Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) com mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Professora da Universidade de São Paulo na Escola de Comunicação e Artes no Curso Superior do Audiovisual e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo no Curso de Design. Vice-diretora do CINUSP. Desenvolve pesquisa acadêmica e estética, a última relacionada a meios audiovisuais. Na pesquisa acadêmica trabalha com formas expressivas desenvolvidas em tempo real como a performance dos VJs outros trabalhos audiovisuais, o título de seu projeto de pesquisa é: “Audiovisão em tempo real: uma poética entre jogos óticos e de sentido”. Na pesquisa poética pessoal os gestos ficcional, documental e ensaístico estão presentes em projetos experimentais desenvolvidos para diferentes circuitos de exibição e com metragens diversas. Atualmente circula em festivais com seu filme de longa-metragem Ponto Org, a ser lançado no segundo semestre 2011.

Paulo Ramos

Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2007) e professor adjunto do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. É graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Na imprensa, trabalhou na “Folha de S.Paulo” (1994-1995), na TV Tribuna, afiliada da TV Globo (1996-2001) e na TV Cultura (2001-2003). Foi também consultor de língua portuguesa da “Folha de S.Paulo” e do portal UOL (2006-2008). Como docente, atuou na USP-Leste (2004), no cursinho Singular-Anglo (1991-2009) e nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo (2004-2009). É autor de “Faces do Humor – Uma Aproximação entre Piadas e Tiras” (Zarabatana Books, 2011), “Bienvenido – Um Passeio pelos Quadrinhos Argentinos” (Zarabatana Books, 2010), “A Leitura dos Quadrinhos” (Contexto, 2009, premiado com o Troféu HQMix de melhor livro teórico sobre quadrinhos), co-organizador de “Muito Além dos Quadrinhos – Análises e Reflexões sobre a Nona Arte” (Devir, 2009) e de “Quadrinhos na Educação – Da Rejeição à Prática” (Contexto, 2009). Também é co-autor de “Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula” (Contexto, 2010, 4 ed.).

Ricardo Jorge de Lucena Lucas

Professor do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (1990) e mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Tem experiência na área de Comunicação, Jornalismo e Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso e da enunciação jornalísticos, imprensa, infografia, ficção, cinema, quadrinhos e teoria da Comunicação.

Silas de Paula

Doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra (1996). Professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. É fotógrafo e faz parte do programa de pós-graduação em Comunicação atuando na linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual. Coordena o grupo de pesquisa em Cultura Visual.

Simonetta Persichetti

Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1979), mestrado em Comunicação e Artes pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1995) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) . Atualmente é professor convidado da Universidade Estadual de Londrina, Professor Convidado da Universidade Estadual de Londrina, Professor da Faculdade Cásper Líbero e Membro de corpo editorial da Discursos Fotográficos. Tem experiência na área de Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, comunicação, psicologia social, linguagem, ideologia.

Tiago Santana

Vicente Gosciola

Pós-doutorando pela Universidade do Algarve-CIAC, Portugal. Doutor em Comunicação pela PUC-SP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Autor do livro Roteiro para as Novas Mídias: do Cinema às Mídias Interativas (3ª. ed. rev. e ampl. Senac, 2010). Convidado pela Escuela Internacional de Cine y TV San Antonio de los Baños, ofereceu em 2010 o curso Guión para los Nuevos Medios para os alunos do 2º e do 3º ano do Curso Regular. É professor, pesquisador, consultor, realizador e autor dos seguintes temas: narrativa transmídia, alternate reality game-ARG, cinema, comunicação, cultura colaborativa, dispositivos móveis, edição não-linear digital, game, hipermídia, narrativa interativa, narrativa não-linear em cinema, novas mídias, novas tecnologias, roteiro e narrativa em cinema e audiovisual e mídias interativas, tecnologia e estilo fílmico, TV digital interativa, vídeo, web TV.

Walmeri Ribeiro

Artista e pesquisadora, Walmeri Ribeiro possui formação em artes cênicas e audiovisual. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde coordena o laboratório de poéticas cênicas e audiovisuais.

Wellington Júnior

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, artes visuais, performance, semiótica, religião e glossolalia.

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Uma resposta a Convidados

  1. marcone carvalho disse:

    parabéns!

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